Opções de tratamentos para dependentes químicos

Superar a dependência química não é uma tarefa simples. Um dos principais desafios é a mostrar ao usuário que ele necessita de ajuda. No decorrer das últimas décadas, com o aumento no consumo de drogas ilícitas, novas opções de tratamento foram desenvolvidas e trabalhadas para solucionar essa grave complicação. Diante disso, a melhor opção ainda é uma clínica para dependentes químicos, seja por meio de uma internação compulsória, internação involuntária ou voluntária. No entanto, existem outras atividades – para diferentes níveis de vício – que podem ser indicadas.

Como funciona o tratamento para dependente químico

Independentemente da opção escolhida, a principal medida a ser tomada é a de apoio. Embora seja uma situação delicada, que mexe com os ânimos dos envolvidos, o usuário precisa de um sentimento de acolhimento. Portanto, atitudes mais agressivas não trarão resultados positivos para a recuperação de seu familiar ou amigo.

Internação compulsória para dependentes químicos

Como dissemos antes, a melhor opção continua sendo a internação para dependente químico. Essa medida costuma ser utilizada quando a pessoa não demonstra mais nenhuma perspectiva de recuperação por conta própria.

VEJA TAMBÉM: Clínica de recuperação para dependentes químicos em Minas Gerais

Quando a internação é indicada

Essa forma de tratamento é fortemente indicada quando o dependente apresenta os seguintes sinais:

  • Forte intoxicação;
  • Agressividade;
  • Síndrome de abstinência: quando o paciente não consegue ficar sem a substância, precisando de controle médico por tempo integral.

Vantagens da internação de dependentes químicos

A principal vantagem da internação é o fato de ser o serviço mais completo. Afinal, o paciente estará sob cuidados 24h por dia, recebendo a medicação adequada e possuindo acompanhamento psicológico o tempo todo. Além disso, ao ser internado em uma clínica especializada, o usuário ficará longe de estímulos que resultam no consumo da droga.

Opções de tratamentos para dependentes químicos

Opções de tratamentos para dependentes químicos

Grupos de ajuda

Os grupos de apoio são uma boa opção quando o usuário ainda não está em um estágio tão avançado no vício. Popularmente conhecido como Narcóticos Anônimos (NA) e Alcoólicos Anônimos (AA), consistem em reuniões entre pessoas que sofrem com o mesmo problema e desejam aconselhamento de profissionais. A participação nessas reuniões é gratuita.

Ajuda médica

O acompanhamento médico também é uma medida importante, pois ele entrará com medicamentos e prescrições corretas de acordo com a situação. Nessas situações, um psiquiatra é o mais indicado. Contudo, em casos menos graves, é possível seguir um tratamento com psicólogos. Principalmente quando a pessoa tem consciência dos erros e está em busca de recuperação.

Dependendo do caso, a terapia familiar é recomendada nas situações em que a família tenha enfrentado traumas. Também é indicada aos familiares que desejam desenvolver habilidades para apoiar o dependente químico.

VEJA TAMBÉM: Qual a diferença entre internação compulsória e internação involuntária?

Clínica de recuperação para dependentes químicos em Minas Gerais

A Clínica de Reabilitação Liberdade para dependentes químicos em Minas Gerais possui uma equipe de especialistas em tratamento e com uma estrutura de alta qualidade. Nos últimos oito anos, a Clínica Liberdade em Minas Gerais atendeu mais de 950 famílias, com plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês.

Se você, sua família ou algum conhecido estão enfrentando dificuldades decorrente da utilização de substâncias ilícitas, confie na Clínica de Reabilitação Liberdade e liberte-se dessa complicada e delicada condição.

WHATSAPP
Logotipo WhatsApp

Fale conosco no WhatsApp!