Conheça os principais efeitos da droga crack no organismo

Conheça os principais efeitos da droga crack no organismo

Entre todas as drogas ilícitas usadas por dependentes químicos, uma das mais potentes e prejudiciais é o crack, tanto que ele é considerado um problema de saúde pública mundial. Afinal, essa droga atua diretamente no sistema nervoso central, produzindo diferentes tipos de sensações no usuário. Quando há esse tipo de problema com um ente querido, a melhor opção é confiar em uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

O que é a droga crack

O crack é a cocaína solidificada em cristais. O nome vem por conta do barulho que o cristal (pedra de crack) faz ao ser fumado. É considerado uma versão mais viciante da cocaína, sendo também a mais viciante entre as outras drogas. Um agravante na substância: ela é a forma mais barata de consumir moléculas de cocaína, sendo também, a mais prejudicial.

Efeitos da droga crack no dependente químico

O efeito da substância no Sistema Nervoso Central (SNC) é semelhante a uma satisfação sexual. Ou seja, uma explicação para o forte vício são as diferentes sensações de prazer. Isso é possível pois o crack atinge partes nobres do encéfalo, como o sistema mesolímbico e mesocortical. Essas duas áreas possuem a função de registrar memórias de pessoas, lugares, objetos e situações de excitação para o indivíduo.

Outra parte impactada pelo uso do crack é a região responsável pelas atividades ligadas a soluções de problema, flexibilidade mental, julgamento moral e agilidade em processar informações. Sendo assim, o usuário perde a habilidade de analisar e julgar, tornando-se refém da droga.

Consequências do uso de crack

O vício na droga crack pode desencadear uma série de graves acidentes vasculares no indivíduo. Além disso, pode aumentar os riscos de cefaleia, flebite dos vasos cerebrais, atrofia cerebral e convulsões. Já no sistema digestivo, pode resultar em náuseas, dores abdominais e perda de apetite. Por fim, no âmbito psicológico, percebemos alterações na cognição e severas consequências nas relações interpessoais.

Se conhece alguém que está enfrentando esse grave vício, veja nesse post as principais Opções de tratamentos para dependentes químicos.

Além disso, é importante destacar que por conta do efeito nocivo da droga, uma clínica de recuperação para usuários de crack é a melhor opção.

Conheça os principais efeitos da droga crack no organismo

Conheça os principais efeitos da droga crack no organismo

Como dependentes químicos usam

Quando falamos das formas de consumo, existem três: injeção, inalação e fumo. No primeiro, o valor da droga aumenta consideravelmente pois é preciso uma substância bastante pura. Por conta disso, tornou-se mais comum vermos a droga crack ser inalada ou fumada.

Internação compulsória de usuário de crack em Minas Gerais

A Clínica de Reabilitação Liberdade para dependentes químicos em Minas Gerais possui uma equipe de especialistas em tratamento e com uma estrutura de alta qualidade. Nos últimos oito anos, a Clínica Liberdade em Minas Gerais atendeu mais de 950 famílias, com plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês.

Dessa forma, se você, sua família ou algum conhecido estão enfrentando dificuldades decorrente da utilização de substâncias ilícitas, confie na Clínica de Reabilitação Liberdade e liberte-se dessa complicada e delicada condição.

WHATSAPP
Logotipo WhatsApp

Fale conosco no WhatsApp!