Dependentes de álcool: doenças provocadas pelo alcoolismo

Dependentes de álcool: doenças provocadas pelo alcoolismo

A dependência de álcool (alcoolismo) é um grave problema que pode desencadear em diversas complicações para a pessoa. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode, por exemplo, causar falha na memória, lentidão na fala ou até mesmo perda da coordenação para andar. Além disso, o alcoolismo pode trazer consequências mais severas, danificando todos os órgãos do organismo e facilitando o surgimento de doenças mais graves.

Dessa forma, para evitar esse tipo de problema, é importante confiar no trabalho de uma clínica de recuperação para dependentes de álcool. Caso não saiba a gravidade deste vício, listamos as sete principais doenças relacionadas ao alcoolismo.

VEJA TAMBÉM: Tratamento para alcoólatras: a cerveja sem álcool pode atrapalhar o dependente?

Cirrose hepática

A cirrose hepática é uma das principais consequências do alcoolismo. A doença consiste na presença de tecido grosso (fibrose) e nódulos no fígado, fazendo com que as funções do órgão sejam afetadas. É uma patologia sem cura.

Hepatite alcoólica

A hepatite alcoólica é considerada uma doença pré-cirrose, sendo definida como uma doença inflamatória e degenerativa do fígado. Normalmente, ela se desenvolve em alcoólatras que consomem, ao menos, 80 g de álcool etílico por dia, por durante cinco anos ou mais. Além disso, a taxa de mortalidade da doença é estimada em até 13,5% nos casos leves e até 55% nas formas graves da doença.

Câncer

A dependência de álcool faz com que os riscos do desenvolvimento de câncer aumentem. Especialmente no fígado, na laringe, na boca, no esôfago, no pâncreas e na faringe.

Pancreatite

A pancreatite, assim como a cirrose hepática, é uma das doenças causadas pelo alcoolismo mais comum. Afinal, o pâncreas é responsável pela produção de enzimas que ajudam na digestão dos níveis de açúcar no sangue.

VEJA TAMBÉM: A dependência ao álcool começa em casa

Problemas cardiovasculares

O alcoolismo também favorece o aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca. Além disso, aumenta os riscos de um acidente vascular cerebral e morte súbita.

Disfunção erétil

Um problema muito grave para os homens é a disfunção erétil. Além disso, o alcoolismo causa ejaculação precoce e redução do apetite sexual. A justificativa é simples: o álcool possui um efeito depressor no sistema nervoso. Outra complicação decorrente é a infertilidade, ausência ou diminuição de menstruação e comprometimento dos espermatozoides.

Anemia

Estima-se que entre 40% a 60% dos alcoólatras desenvolvem anemia. O motivo? O álcool é uma boa fonte de energia, por isso, muitas vezes, o dependente não se alimenta bem. Outro fator que influencia são as doenças de origem gástrica ou hepáticas.

VEJA TAMBÉM: Clínica de recuperação para dependentes químicos em Minas Gerais

Conheça a Clínica de Reabilitação Liberdade para dependentes de álcool

A Clínica de Reabilitação Liberdade para dependentes de álcool em Minas Gerais possui uma equipe de especialistas em tratamento e com uma estrutura de alta qualidade. Nos últimos oito anos, a clínica de recuperação para dependentes de álcool em Minas Gerais atendeu mais de 950 famílias, com plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês.

Portanto, se você, sua família ou algum conhecido estão enfrentando dificuldades decorrente da utilização de substâncias ilícitas, confie na Clínica de Reabilitação Liberdade e liberte-se dessa complicada e delicada condição.

WHATSAPP
Logotipo WhatsApp

Fale conosco no WhatsApp!