
Superar a dependência química não é uma tarefa simples. Um dos principais desafios é a mostrar ao usuário que ele necessita de ajuda. No decorrer das últimas décadas, com o aumento no consumo de drogas ilícitas, novas opções de tratamento foram desenvolvidas e trabalhadas para solucionar essa grave complicação. Diante disso, a melhor opção ainda é uma clínica para dependentes químicos, seja por meio de uma internação compulsória, internação involuntária ou voluntária. No entanto, existem outras atividades – para diferentes níveis de vício – que podem ser indicadas.
Como funciona o tratamento para dependente químico
Independentemente da opção escolhida, a principal medida a ser tomada é a de apoio. Embora seja uma situação delicada, que mexe com os ânimos dos envolvidos, o usuário precisa de um sentimento de acolhimento. Portanto, atitudes mais agressivas não trarão resultados positivos para a recuperação de seu familiar ou amigo.
Internação compulsória para dependentes químicos
Como dissemos antes, a melhor opção continua sendo a internação para dependente químico. Essa medida costuma ser utilizada quando a pessoa não demonstra mais nenhuma perspectiva de recuperação por conta própria.
VEJA TAMBÉM: Clínica de recuperação para dependentes químicos em Minas Gerais
Quando a internação é indicada
Essa forma de tratamento é fortemente indicada quando o dependente apresenta os seguintes sinais:
- Forte intoxicação;
- Agressividade;
- Síndrome de abstinência: quando o paciente não consegue ficar sem a substância, precisando de controle médico por tempo integral.
Vantagens da internação de dependentes químicos
A principal vantagem da internação é o fato de ser o serviço mais completo. Afinal, o paciente estará sob cuidados 24h por dia, recebendo a medicação adequada e possuindo acompanhamento psicológico o tempo todo. Além disso, ao ser internado em uma clínica especializada, o usuário ficará longe de estímulos que resultam no consumo da droga.
Grupos de ajuda
Os grupos de apoio são uma boa opção quando o usuário ainda não está em um estágio tão avançado no vício. Popularmente conhecido como Narcóticos Anônimos (NA) e Alcoólicos Anônimos (AA), consistem em reuniões entre pessoas que sofrem com o mesmo problema e desejam aconselhamento de profissionais. A participação nessas reuniões é gratuita.
Ajuda médica
O acompanhamento médico também é uma medida importante, pois ele entrará com medicamentos e prescrições corretas de acordo com a situação. Nessas situações, um psiquiatra é o mais indicado. Contudo, em casos menos graves, é possível seguir um tratamento com psicólogos. Principalmente quando a pessoa tem consciência dos erros e está em busca de recuperação.
Dependendo do caso, a terapia familiar é recomendada nas situações em que a família tenha enfrentado traumas. Também é indicada aos familiares que desejam desenvolver habilidades para apoiar o dependente químico.
VEJA TAMBÉM: Qual a diferença entre internação compulsória e internação involuntária?
Clínica de recuperação para dependentes químicos em Minas Gerais
A Clínica de Reabilitação Liberdade para dependentes químicos em Minas Gerais possui uma equipe de especialistas em tratamento e com uma estrutura de alta qualidade. Nos últimos oito anos, a Clínica Liberdade em Minas Gerais atendeu mais de 950 famílias, com plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês.
Se você, sua família ou algum conhecido estão enfrentando dificuldades decorrente da utilização de substâncias ilícitas, confie na Clínica de Reabilitação Liberdade e liberte-se dessa complicada e delicada condição.